Introdução a Física
A Física é a ciência que estuda as leis que regem a natureza, porém que não alteram as substâncias nela existentes. A palavra “física” vem do grego “physis”, que quer dizer justamente natureza. Ela tem origem com os filósofos da Grécia antiga, que começaram a questionar a origem do universo e sua constituição. Desde então vários conhecimentos foram acumulados até que por volta do século XIX acreditava-se que todo o conhecimento possível já havia sido conquistado.
Assim os campos da Física eram e ainda são:
- Mecânica: Estuda os movimentos e tudo o que está por trás deles, investigando desde a aceleração de um carro até as voltas da lua na terra.
- Termodinâmica: Estuda a temperatura, o calor dos corpos, suas causas e conseqüências.
- Óptica: Estuda a luz e seus efeitos, movimentos e características.
- Ondulatória: Estuda o movimento ondulatório e suas características.
- Eletromagnetismo: Estuda os fenômenos elétricos e magnéticos.
Como a Física da época não era capaz de responder algumas questões alguns físicos começaram a estudar e pensar em leis que respondessem essas questões. Foi então que surgiram a Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica, que deram origem a Física Moderna. Porém a Física Clássica não deixou de ser usada, já que a Teoria da Relatividade só demonstra seus efeitos em velocidades muito rápidas, e a Mecânica Quântica com corpos muito pequenos, do tamanho ou menores que átomos.
Como se trata de um campo que trabalha com leis que muitas vezes são descritas em fórmulas a definição de unidades de medida para as grandezas relacionadas é essencial para a precisão dos estudos. Para definir as unidades padrão existe a Conferência Geral dos Pesos e Medidas, que define o Sistema Internacional de Unidades (SI).
Ordem de Grandeza e Notação Científica
Quando não precisamos de um valor exato podemos dar sua ordem de grandeza, que seria a potência de 10 mais próxima.
Exemplo: 610 está mais próximo de 10³ do que de 10², logo sua ordem de grandeza é 10³.
Já para não trabalhar com números muito extensos, muito grandes ou próximos pode-se escrever na forma de um número entre 1 e 10, multiplicado pela potência de 10 que mais aproxime o resultado.
Exemplo: 1.020.000 à 1,02 x106.
--x--
Abraço do Leo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário