Introdução a Mecânica
A mecânica é a área da Física que estuda os movimentos e suas causas, conseqüências e relações com o mundo.
Ela se divide em duas partes, sendo que a CINEMÁTICA estuda os movimentos e a posição dos corpos no espaço, mas sem considerar as causas. Já a DINÂMICA estuda as causas dos movimentos e seus efeitos.
CINEMÁTICA
Dois conceitos muito importantes para a cinemática são movimento e repouso. Porém para que haja qualquer um deles é preciso que se tenha uma referência ou referencial. Uma pessoa pode estar parada ao lado de outra em um ônibus, porém pode estar em movimento em relação a outra em um ponto de ônibus. Ambos os conceitos são relativos.
Nesse ramo o corpo em estudo pode ser chamado de ponto material ou também de partícula. Como na cinemática nem a massa nem as dimensões importam esses fatores também não devem interferir no estudo dos movimentos.
Um corpo em movimento percorre uma sequência de pontos no espaço, e ao conjunto desses pontos damos o nome de trajetória. Essa trajetória depende sempre do referencial. Se alguém dentro de um trem jogasse uma bola no piso veria ela cair em linha reta. Já para alguém do lado de fora do trem em movimento essa mesma bola cairia na forma de uma linha curva.
- Velocidade
Podemos dizer que velocidade é o espaço percorrido ou possível de ser percorrido em um tempo. A velocidade pode ser:
- Média: Quando temos um espaço “ΔS” que foi percorrido em um espaço de tempo “Δt”. A velocidade média (Vm) pode-se dizer que é quanto de espaço foi percorrido por unidade de tempo. Isso pode ser relacionado na fórmula:
- Instantânea: Velocidade instantânea é a velocidade de um corpo naquele exato momento, indicando quanto de espaço pode ser percorrido mantendo-se esse desempenho.
Se durante toda a trajetória de um corpo a velocidade instantânea se mantém constante então temos um Movimento Uniforme (V= Vm)
A unidade de medida de velocidade é o metro por segundo (m/s), porém muitas vezes são usadas outras unidades, principalmente o quilômetro por hora (Km/h). Para converter as unidades é preciso transformar o comprimento em metros e o tempo em segundos.
- Logo para converter Km/h em m/s basta dividir por 3,6 e vice-versa.
Como se calcula o metro O metro surgiu na França e veio para estabelecer uma unidade padrão de medida, que não usasse um parâmetro qualquer. Em 1789 o Governo Republicano Francês pediu a Academia Francesa de Ciências que fosse desenvolvido um sistema de medidas com uma constante não arbitrária. Então cientistas de ramos como astronomia, agrimensura e física se reuniram e determinaram que a unidade padrão metro deveria corresponder a fração de 1/40.000.000 da circunferência da Terra. Essa unidade foi então marcada em uma barra de liga metálica de platina com irídio. Porém com o desenvolvimento da tecnologia surgiu a necessidade de se ter medidas mais precisas, e então um novo método foi desenvolvido para estabelecer o metro padrão. Para isso foi utilizada a velocidade da luz no vácuo, que é de 299.792.458 m/s. Logo o metro passou a ser a distância que a luz percorre em 1/299.792.458 segundo. |
--x--
Abraço do Leo!